Por mais que as pessoas digam que o ovo frito é a coisa mais básica na cozinha, aprender como fritar ovo corretamente exige comprometimento e boas técnicas.
Então, se você realmente não sabe, não há motivos para desesperar, já que muita gente também desconhece. E outra, certamente grande parte de quem afirma saber, não conhece as dicas que vou mostrar para você hoje.
Portanto, prepare-se para descobrir como fazer o ovo frito perfeito, aquele que fica parecendo “capa de revista” gastronômica. Anote as dicas e guarde as sete chaves!
Como fritar ovo: 4 dicas para fazer ovo perfeito sem grudar
1. O primeiro passo é saber se o ovo está fresco
Vamos supor que você já aqueceu óleo na frigideira. Mas ao adicionar o ovo você nota que há algo estranho com ele. Esse é o primeiro erro na hora de fritar, ou seja, adicionar o ovo direto na frigideira.
Uma dica valiosa é quebrá-lo num recipiente antes, sentir seu cheiro e analisar a textura. Se mesmo assim você tiver dúvidas, é possível avaliar como a clara se comporta na frigideira.
Desse modo, veja se o ovo espalha muito na frigideira. Quanto mais fresco estiver mais centralizada a gema ficará na clara.
DICA EXTRA: pegue um copo com água e coloque o ovo. Ele deve afundar por completo, mas caso fique flutuando na superfície, descarte-o. Há uma grande chance de estar estragado ou passado!
2. O tempo e a temperatura influenciam no ponto do ovo
A temperatura da frigideira é um dos pontos mais importantes, já que determina a rapidez e potência da fritura. Então, aqueça a frigideira numa temperatura mais alta e, quando o óleo ou manteiga borbulhar, abaixe e adicione o ovo.
O que acontece se colocar o ovo na frigideira quente demais?
Simultaneamente, você está preparando salada para acompanhar carne assada e tomando conta do arroz. Só que a frigideira do ovo está em fogo alto e você esquece por um minuto.
Ao colocar o ovo nessa temperatura elevada demais, a clara frita primeiro e rapidamente. Porém, a gema permanece praticamente “crua” já que você terá que tirar antes do necessário para não queimar.
Inclusive, em muitos casos é preciso virar o ovo para fritar a gema, mas isso aumenta a chance de estourar. E quando isso acontece o ovo não fica com aspecto legal.
O que acontece se colocar o ovo na frigideira pouco aquecida?
Se você coloca o ovo na frigideira fria, a clara puxa mais gordura do que precisa e acaba encharcando.
Além disso, a consistência do ovo, mesmo que frito por completo, fica menos elástica e entrega um ovo borrachudo. Por isso que eu digo, tenha atenção à frigideira da seguinte forma:
- Adicione a fonte de gordura (óleo desejado).
- Ligue entre fogo médio e alto.
- Note quando a gordura começar a borbulhar.
- Agora sim, adicione o ovo e abaixe o fogo.
3. Escolha a fonte de gordura certa para fritar ovo
Eu particularmente não curto muito usar óleo refinado ou outro tipo de óleo. Isso porque acredito que rouba parte do sabor do ovo, pois sentimos muito aquele retrogosto “pegajoso” do óleo.
“Ah, mas então dificultou minha vida, já que uso óleo para tudo”. Claro, se você tem esse costume, pode mantê-lo, mas não deixe de abrir a mente a novas possibilidades.
Nesse contexto, estou falando de utilizar manteiga e azeite como fontes de gordura. Sendo assim, veja as características da fritura de cada um.
O que acontece quando usamos óleo para fritar ovo?
Aprender como fritar um ovo no óleo é o preparo mais comum, mas também o que mais influencia negativamente no resultado. Apesar de o óleo conter determinadas gorduras boas, na fritura do ovo ele agiliza o processo mais do que o preparo pede.
E um ponto que evidencia isso é quando a clara começa a formar aquela “espuma” branca. Além disso, a borda da clara frita primeiro, ou seja, a gema fica mole, exigindo que você vire para dourar.
O ideal seria fritar numa temperatura mais branda, mas como vimos, isso ajuda a encharcar o alimento.
O que acontece quando usamos manteiga para fritar ovo?
Eu até entendo as pessoas que não utilizam manteiga, pois é um produto caro. Só que se você souber usar é possível usar pequenas quantidades. Isso porque a manteiga é rica em gordura que garante que o ovo não queime.
Aliás, a manteiga também evita que a borda da clara frite e resseque e isso entrega um ovo mais liso e saboroso. Outro ponto positivo é que a gema frita por igual à clara, o que assegura uma gema cremosa, aveludada e apetitosa!
DICA EXTRA: o azeite também pode entregar grandes resultados ao fritar, não deixe de testar. Para lhe ajudar nessa etapa, vou deixar um vídeo riquíssimo em dicas:
4. Fritar ovo é simples, mas exige atenção constante
Agora nós vamos aprender realmente o processo de fritura. Afinal, já falamos sobre cuidados com temperatura, gordura ideal e como saber se o ovo está fresco, não é mesmo? Vamos ver agora o processo na prática:
- Pegue uma boa frigideira com antiaderente intacto;
- Aqueça por 1 minuto em fogo médio/alto;
- Espalhe um fio de azeite no centro e aguarde esquentar;
- Em seguida, quebre a casca do ovo e “despeje-o” sobre o azeite;
- Se for necessário, utilize uma espátula para centralizar a gema sobre a clara;
- Tempere com sal e pimenta-do-reino ou ingredientes que preferir;
- Quando notar que a clara está inteiramente branca, comece a passar a espátula gentilmente nas bordas para soltar;
- Por fim, deixe mais um minutinho e pode retirar.
Essa sugestão é para quem ama colocar o ovo sobre o arroz e cortar para escorrer aquele creme alaranjado maravilhoso. Porém, se preferir uma gema mais firme, deixe mais um minuto e para dourar.
“Ah, mas infelizmente não tenho frigideira antiaderente, o que fazer?”. Simples, adicione mais azeite para garantir que não grude e solte as laterais com mais cuidado ainda!
DICA EXTRA: utilize a técnica do anel de cebola + toque de água
Essa sugestão é bem diferente e você vai amar, tenho certeza. Sendo assim, corte uma rodela de cebola com espessura de um dedo. Você vai utilizar o maior anel externo da cebola.
Dessa maneira, aqueça azeite e doure o anel de cebola dos dois lados. Depois que dourar, quebre um ovo dentro do anel e tempere. Na sequência, retire o excesso de clara que fugir do aro, adicione um pouquinho de água e tampe.
Quando secar é só colocar mais um pouquinho de água e deixar até cozinhar/fritar. Por fim, deguste essa maravilha prática e muito saborosa.
Ah, você também pode usar um aro de pimentão vermelho ou amarelo, por exemplo, fica incrível! Acompanhe os detalhes no vídeo a seguir:
Escolha o melhor ovo e “mão na massa”
O melhor ovo para fritar é aquele que você tem acesso fácil, pois aplicando as dicas acima, qualquer ovo fica espetacular. Ainda mais quando você sabe como fritar bacon, essa combinação eleva o nível da receita.
Agora, se você procura a melhor experiência, o verdadeiro ovo caipira é o mais gostoso. Com gema graúda, bem laranja e sabor acentuado, fica divino quando feito corretamente!
Quais temperos eu posso usar para fritar ovo?
Há quem diga que somente o sal é suficiente para um ovo delicioso, há pessoas que nem o sal utilizam, apenas um bom azeite e pronto. Eu sou a favor de quanto mais simples, melhor, mas gosto também de inovar em qualquer receita.
Aqui em casa eu gosto muito de utilizar os seguintes ingredientes no ovo:
- Açafrão
- Pimenta-do-reino
- Orégano
- Sal
Para fazer dessa forma você não poderá fritar em imersão no óleo. Então, basta uma frigideira antiaderente de boa qualidade, um fio de azeite e pronto. Após aquecer o azeite, adicione o ovo, salpique um pouquinho de sal, pimenta-do-reino e orégano. Tampe a panela e aguarde cozinhar por cerca de 5 minutinhos ou até que a gema comece a ficar esbranquiçada.
Eu gosto muito também de substituir o orégano pelo açafrão. Além de trazer uma bela cor ao ovo frito, traz um sabor surpreendente. Mas é bom tomar muito cuidado ao adicionar porque o açafrão é um tempero natural forte. Apenas uma pitadinha fica perfeito.
Deu para aprender como fritar ovo com facilidade e rapidez? Qualquer dúvida, basta retornar ao conteúdo para consultar. Afinal de contas, as dicas foram pensadas especialmente em facilitar a sua vida. Boa sorte em sua cozinha!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, e mesmo que pareçam simples, sempre tem alguém em dúvida na hora de fritar ovo, por isso, compartilhe-as. Até a próxima!