Se tudo que você procura é uma carne assada bem macia e suculenta, aprender como assar pernil no forno é a melhor alternativa para experimentar.
Além da possibilidade de preparar diferentes partes do pernil, os temperos são versáteis e os acompanhamentos, como batata rústica, inesgotáveis. Por isso, já vai se preparando porque as dicas a seguir vão te deixar de queixo caído, pode acreditar.
Sendo assim, vamos à prática que é o que realmente interessa, não é verdade? Fique agora com dicas extraordinárias e um preparo divino!
Como assar pernil no forno: tutorial recheado de dicas e sugestões certeiras
Quando o assunto é fazer pernil na churrasqueira, certamente ninguém tem dúvida, não é verdade? O brasileiro carrega no DNA o churrasco bem-feito. Porém, quando o negócio é trazer os preparos para o forno, nem sempre a coisa funciona.
Os maiores problemas com essa receita formidável de forno, é que geralmente a carne acaba ressecado. Logo, a melhor estratégia é saber o que fazer para o pernil assado não ficar seco, mas sim suculento e delicioso.
Dessa forma, costumo pensar que o caminho para dominar esse preparo consiste em abordar as etapas individualmente. E é justamente isso que faremos hoje, pois falaremos sobre cada tópico relevante, dá uma conferida!
Como deve ser a peça ideal de pernil para assar?
Você encontra muitos cortes de pernil nos açougues por aí. Na realidade, você pode comprar o pedaço de acordo com sua receita e necessidade. Por exemplo, se não tem tempo ou espaço para assar pedaços grandes, compre cortado.
O bife cortado preserva máxima suculência e agiliza o assado, especialmente se for a carne para almoço de domingo. Além disso, o tempo e a forma de assar mudam bastante, que é precisamente o que pega a maioria desprevenida.
Uma coisa que pouca gente sabe, é que o pernil traseiro guarda diferentes cortes, como:
- Picanha suína
- Alcatra
- Maminha
- Coxão duro
- Lagarto
- Coxão mole
Sendo assim, quando você compra parte do pernil inteiro, está levando praticamente todos estes cortes inteiros para casa. Contudo, uma sugestão pessoal que dou, é escolher o bife capitão suíno, ou bifão de pernil.
Afinal, esse é o famoso bife que oferece patinho, coxão duro, coxão mole, lagarto e músculo no mesmo corte. Então, é uma explosão de sabores, texturas e prazer no paladar!
Sugestão de tempero para pernil de porco
O ponto mais crítico na hora de preparar pernil no forno, é entender como temperar pernil de porco perfeitamente. E quando falo em crítico, me refiro ao resultado do sabor da carne, que pode ficar suave caso não seja bem trabalhado.
Acontece que o pernil é uma carne volumosa e robusta, qualidades que pedem mais tempo em contato com o tempero. “Nossa, mas estava pensando em temperar e já levar para assar, não dá então?”.
Bom, se você não se importa de comer uma carne com sabor suave, “manda brasa”. Porém, se você não dispensa aquela carne ultra suculenta e de sabor marcante, marinar a carne de porco é indispensável.
“Nunca entendi o papel da marinada, será que faço errado?”. A marinada se sustenta em três pilares: ingredientes ácidos, temperos frescos e especiarias, além do sal. Essa combinação penetra na carne ao longo de várias horas.
Como resultado, a carne fica mais macia e as fibras absorvem os temperos com eficiência. Caso seu pernil seja grande, uma alternativa é injetar tempero no corte.
Como assar pernil no forno com uma marinada curinga
- 1 xícara (chá) de água
- ½ xícara (chá) de cerveja
- ½ xícara (chá) de suco de laranja
- 1 colher (sopa) de sal
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino
- 8 dentes de alho processados
- 2 dentes de alho amassados com casca
- ½ cebola roxa picada
- 1 colher (chá) de tomilho fresco
- 2 folhas de louro
- ½ colher (chá) de cominho
- ½ colher (chá) de pimenta calabresa
- Pitada de colorau e açafrão
Essa sugestão é uma verdadeira pancada de sabor, mas é um espetáculo e valoriza demais os cortes de porco. Coloque os temperos e a carne numa embalagem grande, misture e deixe entre 24 e 48 horas na geladeira.
Entretanto, saiba que é uma receita que atende bem grandes porções de carne. Então, prefira cortes com 2,5kg a 3,5kg para esse tempero. Aliás, você pode incluir vinho branco seco para engrandecer o sabor!
Como assar pernil no forno de forma profissional
Quando você procura o tempo e o método de assar pernil no forno, certamente encontra muita informação desencontrada. Por exemplo, assar pernil sem papel-alumínio leva cerca de 2 horas e tanto. Enquanto o mesmo preparo com alumínio, cai para 80 minutos.
Diante disso, veja um passo a passo e quanto tempo leva para assar um pernil de 1kg:
- Retire o pernil da marinada e transfira para uma forma de tamanho apropriado.
- Em seguida, decida se vai juntar batata, cenoura, pimentão, cebola em pétalas, entre outros ingredientes.
- Para evitar que o pernil resseque durante o cozimento, adicione ¼ da barra de manteiga à forma e um bom fio de azeite.
- Dessa forma, os líquidos se soltam e formam um caldo para regar.
- Em seguida, cubra a forma com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200°.
- O tempo estimado é de 1 hora e 20 minutos fechado.
- Porém, é interessante abrir, regar carne e deixar dourar, principalmente se pretende fazer pernil à pururuca.
- Algo em torno de 20 minutos abertos é suficiente.
- Por fim, retire do forno e sirva na sequência.
Sabe o que vai ficar faltando nessa mesa? Um incrível molho para pernil depois de assado. Aposte em opções agridoces, como molho de abacaxi, ou quem sabe o tradicional molho de pimentões. Essa última, uma receita alemã!
DICA EXTRA: pernil fica ainda melhor com estas 4 propostas de molho
Tenho o hábito de dizer que a marinada bem-feita, com temperos que agregam umidade, como a manteiga, e assado pelo tempo adequado, o próprio cozimento resulta no melhor molho possível.
No entanto, tem pessoas que não descartam molho de acompanhamento. Sabe quando você serve separado e os convidados podem espalhar pelos bifes suculentos? Então, separei algumas sugestões superbacanas:
- Molho de ervas puxado no azeite trufado e especiarias diversas.
- Molho irresistível de cachaça com limão, mel, mostarda, alho em pó e temperos.
- Sugestão de molho de vinho tinto, tomilho, cebola roxa assada, alho-poró, azeite e pimenta-do-reino.
- Ideia deliciosa de molho picante com alho, geleia de laranja, pimenta caiena, mostarda escura e açafrão.
Pernil de porco é para quem procura carne descomplicada e sabor inigualável
Tudo que apresentei a você sobre como assar pernil no forno, foi pensado nos mínimos detalhes para fazer a diferença em suas refeições. Não há nada mais prazeroso do que compartilhar experiências e “trocar figurinhas” na cozinha, como diz o outro, concorda?
Então, tenha tudo anotado para recorrer sempre que alguma dúvida surgir. Afinal, a culinária é algo em constante transformação, os temperos que ontem eram indispensáveis, hoje podem dar lugar a novos sabores e combinações.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas possam te guiar com facilidade às preparações únicas e sensacionais. Se conhece alguém que ama pernil, mas não sabe como fazer, aí está uma excelente oportunidade para compartilhar, não é mesmo? Até a próxima!