Carnes nobres para churrasco: 6 Cortes especiais para assar

Bateu aquela vontade de fazer um churrasco para a família? Então prepare a brasa e confira a seleção de carnes nobres para churrasco que fizemos para você.

Sabemos que o churrasco é um momento de celebração, e a escolha do corte certo tem um papel fundamental para garantir uma experiência maravilhosa.

Entre as opções disponíveis, destacam-se as carnes nobres, conhecidas por sua qualidade superior, suculência e sabor inigualável.

Hoje, vamos explorar algumas das melhores alternativas nesse aspecto. Se você tem dúvida de qual escolher, continue a leitura e descubra 6 sugestões de cortes especiais.

Antes de tudo, picanha!

Carnes nobres para churrasco

Sem dúvidas essa carne não pode faltar em seu churrasco. A picanha é um dos cortes nobres mais populares no Brasil, conhecida por sua suculência e sabor marcante.

Veja como temperá-la da melhor forma, o tempo de preparo e como assá-la, seguindo esse passo-a-passo detalhado:

Ingredientes:

  • 1 peça de picanha (aproximadamente 1,2 kg)
  • Sal grosso a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto (opcional)

Modo de preparo

  1. Prepare a carne: Primeiramente, retire a peça de picanha da geladeira e deixe-a descansar por cerca de 30 minutos antes de levar à churrasqueira, para que ela chegue à temperatura ambiente;
  2. Prepare a churrasqueira: Depois, acenda a churrasqueira e deixe a brasa ficar bem formada, com brasas em acesas, porém, sem muita labareda;
  3. Faça pequenos cortes: Com a gordura virada para cima, faça pequenos cortes em forma de losango na superfície da gordura. Isso ajudará a picanha a derreter a gordura e ficar ainda mais suculenta;
  4. Tempere a carne: Em seguida, tempere a carne com sal grosso em todos os lados, esfregando-o suavemente para que penetre na carne. Se desejar, acrescente uma pitada de pimenta-do-reino.
  5. Asse a picanha: , coloque a picanha na grelha da churrasqueira com a gordura virada para cima. Deixe a carne assar por alguns minutos de cada lado, virando-a apenas uma vez;
  6. Tempo de cozimento: O tempo de cozimento geralmente gera dúvida na maioria das pessoas. Na verdade, ele varia de acordo com a altura da brasa e da espessura da peça de carne, mas em média, cerca de 15 a 20 minutos de cada lado é suficiente para uma picanha no ponto ideal, suculenta por dentro e dourada por fora.

Então, se você quer uma picanha ao ponto, a temperatura interna deve estar em torno de 55 a 60°C. Para garantir ainda mais o ponto perfeito, o ideal é usar um termômetro de cozinha.

Observação: Após assar a picanha, retire-a da churrasqueira e deixe-a descansar por alguns minutos antes de fatiar. Fatie a picanha em tiras finas, cortando contra as fibras da carne para obter fatias mais macias.

Dito isso, vamos lá conferir as melhores carnes nobres para churrasco.

Carnes nobres para churrasco: 6 Cortes especiais para assar

1 – Ancho (Ribeye)

Muitos não sabem, mas existem diversas opções de carnes nobres além da famosa picanha, um exemplo é o ancho. Ele é um corte de carne marmorizada com gordura intramuscular, o que o torna muito saboroso e macio. Com certeza será uma ótima escolha

Veja a melhor forma de prepará-lo:

2 – Chorizo (Churrasco Steak)

E Chorizo, você conhece? Esse é outro corte com gordura entremeada que oferece excelente sabor e textura. Sem dúvidas, fará sucesso absoluto em seu churrasco. Confira como fazer esse corte delicioso:

3 – Costela de Prime Rib

Para os amantes de costela, temos a Prime Rib, uma costela de alto padrão que possui uma generosa quantidade de carne macia e marmorizada. Possui um sabor único e incomparável, também é um dos cortes mais requisitado pelos churrasqueiros.

Assista o vídeo com o passo-a-passo do preparo:

4 – T-Bone

Obtida da região traseira do animal, essa peça é composta por filé-mignon em um lado e contrafilé no outro. A carne combina um nível médio de marmoreio, resultando em uma textura muito macia e um sabor excepcional.

Além disso, possui camadas de gordura laterais que contribuem para a sua suculência e sabor aprimorado. Veja abaixo como preparar esse corte:

5 – Maminha

A maminha é uma carne macia e suculenta que é ideal para espetinhos ou grelhada no churrasco. Uma ótima escolha pra você. Veja como assar da melhor forma no vídeo que separamos para você:

6 – Entrecôte

Por fim, selecionamos o entrecotê. Esse é outro corte de ribeye (corte do lombo mais para a parte central/dianteira), porém com menos gordura, mas ainda assim saboroso e suculento.

Confira como assar esse corte nobre na churrasqueira:

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Agora ficou fácil, não é? Após conferir essa seleção de carnes nobres para churrasco, tenho certeza que você conseguira escolher e preparar esses cortes da melhor forma.

Lembre-se de que a qualidade da carne é fundamental para um churrasco delicioso. Escolha carnes frescas e de boa procedência.

Além disso, a preparação e o tempero também são importantes para realçar o sabor da carne. Use sua criatividade nos acompanhamentos e entradinhas.

Por fim, queremos saber se o texto foi útil para você, então, deixe um comentário. Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!